terça-feira, 14 de abril de 2009





DIA 23 DE ABRIL- APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO INSURREIÇÃO RÍTMICA - NO ESPAÇO RAUL SEIXAS AS 18:00.
O Filme
O documentário registra a ação de organizações sociais da Bahia que utilizam as artes afro-brasileiras para a inserção de jovens e crianças.O esforço de organizações sociais em utilizar a arte como ferramenta de inclusão social e promoção da cidadaniapara jovens e crianças no Brasil despertou a atenção do cineasta norte-americano Benjamin Watkins que, a partir de 2004, passou a acompanhar quatro dessas organizações sociais junto com ativistas de mídia Baianas Paulo Rogério Nunes e Eliciana Nascimento. O resultado de mais de 120 horas de filmagem é o documentário Insurreição Rítmica.
As entidades registradas no filme são: a
Escola de Música e Dança Didá, criada pelo Mestre Neguinho do Samba, que possui uma banda e um Bloco carnavalesco, formado por mulheres adolescentes do Centro Histórico de Salvador; a Escola Picolino, que por mais de 20 anos, vem difundindo a arte circense e profissionalizando jovens, em Pituaçu; o Bejé Eró, que através de aulas de cidadania, teatro, dança e música, oferece alternativas para os jovens da Vila Viver Melhor, localizado no Ogunjá; e a Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro – ACANNE, que utiliza a capoeira para trabalhar com jovens da periferia e do centro de Salvador no desenvolvimentocomunitário e na valorização de suas origens africanas.
O Documentário mostra as atividades realizadas em cada Ong e suas alternativas como as de Mário Roma, morador da Vila Viver Melhor, no Ogunjá, que sonha com uma carreira artística que garanta dias melhores para sua família. O aprendizado vem nas aulas de teatro e percussão do projeto comunitário Beje Eró, saudação iorubá para os Ibejis, orixás que representam as crianças. Através do Beje Eró, Mário e outras crianças montam peças teatrais, fazem apresentações da banda e discutem temas como riscos das drogas, cidadania, direitos e deveres.
Entrevistas com artistas, intelectuais e militantes do movimento negro baiano permeiam o filme, entre elas a educadora e diretora do
bloco afro Ilê Aiyê Arany Santana, o historiador Ubiratan Castro de Araújo, a cantora Margareth Menezes, o ator Jorge Washington do Bando de Teatro Olodum e a escritora e educadora Vanda Machado. "Essas falas ajudam a entender a importância da cultura africana na identidade do povo baiano e de como essas referências podem ser utilizadas na socialização de jovens", explica o diretor.
O filme ja lançou em Salvador nas comunidades retratadas.Veja o
podcast de agosto de 2008.
Contribuintes da Produção:
Benjamin Watkins, Director, Co-produtor
Benjamin Watkins desenvolve há mais de cinco anos o projeto e vem empenhando grandes esforços para realizá-lo por completo.
http://www.multimediabenjamin.com/ben@insurreicaoritmica.org
Paulo Rogério Nunes, Co-produtor
Paulo Rogério é um ativista de mídia e da luta contra o racismo. No projeto é responsável pela comunicação. Ele é co-fundador e Diretor-executivo do
Insituto de Mídia Étnica.

Nenhum comentário: