sábado, 16 de maio de 2009


CONSIDERAÇÕES DO CRIA PARA OS BEJERIANOS....
Outubro 6, 2008
Eu na Feira do OgunjáPosted by redesertaobrasil under A Rede em 2008 Tags: No Comments
window.google_render_ad();
Ads by Google
161 m2 no Campo BeloPlantas flexíveis.Tecnologia. Lazer completo c/o menor preço da região.www.practical.com.br/campobelo
Fernanda Colaço, CRIA
Estive presente na Feira do Ogunjá, no sábado, dia 27/09, pela manhã.
Nesse dia tão especial de Cosme e Damião, já deu pra perceber na minha trajetória de ônibus de Itapuã para o Ogunjá que a cidade estava diferente: agitada, muitas crianças nas ruas, muito colorido, havia uma leveza e brilho diferente na cidade.
Na Vila Viver Melhor, em Ogunjá, não foi diferente. Havia muita, mas muita criança pela Vila, deixando claro que o dia era deles. E a Feira, apesar do tema “Adolescentes e seus desafios”, mostrava também que era das crianças, que em toda parte corriam atrás de doces, brincavam, dançavam e ali se mostravam livres e cheias de sorrisos.
A Feira realizada pelo Beje Eró foi assim, primeiro leve, com a espontaneidade dos erês, e ao mesmo tempo intensa pela força e dedicação de Rejane, Anativo, Elisângela, Tininha, Mário, Luan e outros jovens do CRIA e da família Beje Eró.
Vi ali, naquelas pessoas, o compromisso pela sua comunidade. Senti a Vila Viver Melhor mobilizada com a feira. Luan e Mário interessados em repassar seus conhecimentos e vivências com o teatro e com clown, nas oficinas que realizaram. Tininha fazendo comunicação. Outras meninas, que já foram do grupo de poesia do CRIA, também envolvidas na produção, como Laís. O trabalho de dança lá é forte com Rejane à frente, além da capoeira e da percussão.
O grupo conseguiu trazer o Centro de Saúde com alguns serviços e palestras. Segundo Rejane, a parceria não foi fácil, houve muito diálogo e insistência pra garantir a participação dos profissionais de saúde. Importante ouvir esses depoimentos e poder socializá-los em outras rodas, pra Rede compreender como cada grupo constrói suas estratégias de interlocução com os serviços públicos.
Foi feita uma pesquisa com os moradores pra saber como eles percebem a situação dos adolescentes hoje, sua relação com a família, educação, sexualidade, drogas, quais os seus maiores desafios. A partir da pesquisa o Beje Eró vai pautar outras ações com a comunidade. Jeito interessante de olhar a comunidade… e olha o mapeamento aí!! Bonito de perceber como cada grupo se organiza pra entender e dialogar com a sua comunidade.
Bonito também de perceber os laços de cooperação que são construídos com os jovens nos grupos artísticos, a Tribo do Teatro estava lá com alguns jovens a partir do convite de Mário.
Pra terminar, quero ressaltar o respeito e cuidado do grupo Beje Eró com o CRIA. Senti-me acolhida e mobilizada com a força da arte que fazemos e irradiamos. Senti a beleza dessa parceria e ao mesmo tempo a grandeza de uma cumplicidade que só é construída com o respeito, confiança e claro, com a arte que inventamos juntos.
Foi muito bom compartilhar esse momento com Rejane, Elisângela, Anativo, Tininha, Mário, Luan, Laís… estar mais perto com certeza nos fortalece, porque entendemos um pouco mais quem somos nós, pessoas, Bejé Eró, CRIA, Salvador, Rede Ser-Tão Brasil.
E vamos às Feiras!

Nenhum comentário: