SALVADOR, BAHIA- Vila Viver melhor - Ogunjá, Brazil
O Beje Eró foi idealizado em 2000 originando-se pela necessidade de retirar crianças e adolescentes das ruas para diminuir os riscos aos contatos com a exploração do trabalho infanto-juvenil, drogas e prostituição infantil, tendo referência através da Fundac, onde há uma incidência grande de adolescentes que são cometidos pela privação de liberdade por cometerem atos infracionais.
Com o passar do tempo, foi percebido que um número significativo de adolescentes residentes na comunidade de Brotas e redondezas, tornaram-se freqüentadores da instituição.
A arte educadora, Rejane Maia, moradora da comunidade ,sensibilizada com a realidade decidiu implantar as atividades de referência sócio-educativo em parceria com a Associação de Moradores da antiga invasão Hiolanda Pires, hoje Vila Viver Melhor.
Dentre as ações desenvolvidas a nossa inquietação era perceber que os adolescentes por não terem antes uma estratégia de ação ficavam expostos nas ruas sem acompanhamento sócio pedagógico
BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO: Estudar brincando, conversar e aprender, jogar e cantar, criar e ensinar, pintar e limpar, fazer e reciclar, dançar e sonhar, ser e ousar, respeitar e crer, rir e cuidar-se, são alguns dos muitos verbos praticados no dia-a-dia deste projeto por centenas de meninos e meninas, adolescente em horários complementares à escola formal e no espaço comunitário que tenta ser de muita alegria, prazer e generosidade entre todos os participantes. Buscando cuidar dessa fase importante da vida, o Beje Eró vem tentando programar ações educativas, culturais através das aulas de Teatro, Dança Música, percussão e Intercâmbio Cultural na complementação pedagógica das nossas crianças e adolescentes, provocando uma interferência positiva e modificadora na vida dos participantes. Em todas as atividades. As premissas do SER CRIANÇA e ADOLESCENTE estão fundadas, sobretudo no diálogo, que inclui pais, alunos e comunidade. O foco principal e o que faz o seu diferencial é sua filosofia de inserção integral na vida da criança e do adolescente:
Ø Todas as situações vividas pelas crianças e adolescentes, das mais rotineiras às mais ocasionais, são encaradas como “conteúdos educacionais” significativos. Ø Todas as atividades e oficinas realizadas pelos participantes são convertidas como “espaços de aprendizagem”. Ø Todas as Oficinas são direcionadas ao conceito de Arte Educação, possibilitando acesso à cultura, permitindo surgimento de futuros talentos na área artística. (Teatro Dança Música e Percussão.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário